UAB Indaial

segunda-feira, 28 de maio de 2012

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Seleção Tutor Pesencial para o Programa UAB


Homologação inscritos seleção tutor filosofia

Veja as inscrições homologadas e não-homologadas do processo seletivo disposto pelo edital n° 02/2012 /FILOSOFIA-EAD/UFSC AQUI.


Edital 2012-012-DEAD - Tutor Pesencial para o Programa UAB

sábado, 19 de maio de 2012

PARTICIPAÇÃO NO  PROJETO DE PESQUISA:
A Coordenadora do Polo UAB Indaial participou nos dias 15 e 16 de Maio  no Seminário "Institucionalização ead no Brasil: Polos UAB com o objetivo de conhecer os resultados da 1ª etapa da pesquisa.

Seminário sobre Institucionalização da EaD
 Coordenadores de Polo UAB!
Entre os dias 15 e 16 de maio de 2012 estive na cidade de Niterói – RJ, participando do encerramento do Seminário “Institucionalização da EaD no Brasil”, projeto de pesquisa participativa organizado pela UFF – Universidade Federal Fluminense, cujos objetivos são: fomentar a pesquisa em EaD; dar um retorno aos agentes do sistema e uma justificativa para o conjunto de esforços e investimentos feitos em educação a distância; discutir a Institucionalização dos NEAD – Núcleos de Educação a Distância; a Convergência ead e presencial; o Desenvolvimento dos materiais didáticos; e a concepção do polo uab – o papel dos coordenadores; o espaço físico e institucional.
Os trabalhos envolvendo os coordenadores de polo tiveram início em novembro de 2011, com uma ENTREVISTA onde nos foi requerido:
- Quem somos nós? (coordenadores de polo);
- Minha trajetória até chegar ao sistema;
- Quem sou eu dentro do sistema uab?
Após esse primeiro contato, fomos chamados a participar do ambiente virtual de trabalho (Moodle) específico da pesquisa participativa, através dos fóruns de discussões.
A abertura do evento “Seminário Institucionalização da EaD no Brasil” ficou a cargo do Doutor Celso Costa, Coordenador UAB da UFF, que fez a seguinte abordagem:
- A UAB e a Formação Nacional de Professores: Desafios da CAPES
- A Qualificação dos Professores – melhoria da Educação Básica;
- Os polos como termômetro do sistema UAB;
- Flexibilização do modelo de polo, consoante às realidades específicas;
- Institucionalização da EaD; Convergência EaD/presencial e Interatividade IES e Polos;
Na tarde do dia 15/05 aconteceu a Mesa Redonda: Estudos sobre avaliações oficiais de polos UAB nas regiões Norte, Sul e Sudeste – Nilzete e Graciete, Dilce e Mônica, Deys e Marcos. Maria Renata – Mediadora.
Na manhã do dia 16/05 aconteceu a segunda Mesa Redonda, com as seguintes temáticas: “Perfil do Coordenador de Polos UAB da Região Nordeste, Práticas de Gestão de Polos UAB na Região Norte, Avaliações de polos UAB na Região Sul. Tatiana Massaro – Mediadora.
Na tarde do dia 16/05 tivemos a Mesa Redonda de Encerramento: Metodologias para o estudo e a avaliação das políticas públicas de formação de professores. Belmira Bueno e Maria Inês Bastos. Celso Costa – Mediador.
Em quase todos os pronunciamentos feitos pelos coordenadores de polo presentes ao seminário, uma mesma compreensão: a institucionalização do sistema UAB imprescinde da valorização do coordenador de polo que, entre todos os agentes UAB, é o único que faz elo com todos os demais, com a comunidade, com os alunos, com os tutores, com os coordenadores de cursos e com os coordenadores UAB das IES. Nesta perspectivas todos reclamam a necessidade da oferta do Mestrado EaD para os coordenadores de polo.